“comigo-ninguém-pode”.


Planta tóxica
É preciso ter muito cuidado com a planta ornamental popularmente conhecida como “comigo-ninguém-pode”. Todas as suas partes são tóxicas, incluindo caule, folhas e látex (líquido branco e viscoso que a planta libera). A ingestão e o contato com a planta podem causar sensação de queimação, inchaço na boca, náuseas, vômitos, diarréia, asfixia, entre outros sintomas. Para quem tem crianças ou animais em casa e faz questão da planta na decoração, basta mantê-la em local de difícil acesso.
No Feng Shui "comigo-ninguém-pode" é plantada no mesmo vaso com as sete ervas.
Existem inúmeras espécies vegetais que embora sejam ornamentais e muito apreciadas em casas, praças e jardins apresentam caráter tóxico. Entende-se por plantas tóxicas todas aquelas que, de um modo ou de outro, quando ingeridas pelo animal ou pelo homem causam danos que refletem na sua saúde ou vitalidade. São, ainda, aquelas que podem concorrer para a degeneração física ou mental quando usadas como remédio por desconhecimento de sua natureza química.
Felizmente, a maioria das plantas consideradas nocivas possui um paladar desagradável, desencorajando as pessoas a ingerir tais vegetais. O mesmo não se aplica às crianças ou às pessoas com alguma debilidade mental -que, por inocência, acabam sendo as maiores vítimas - e também os animais de estimação.
O processo de intoxicação pode ser crônico, agudo ou até fulminante. O princípio ativo age geralmente em órgãos específicos. Quanto à natureza das substâncias tóxicas, temos dois grandes grupos: o dos Alcalóides e dos Glicosídeos. Os alcalóides abrangem os entorpecentes que afetam o sistema nervoso do indivíduo, onde se destacam substâncias como a quinina, cafeína, nicotina, cocaína, morfina, estriquinina, etc. Já os glicosídeos podem atuar como veneno, agindo em diversas regiões do organismo. Dentre eles, agrupam-se a digitalina, estrofantina, apocinina, oleandrina, nerina, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chapeleiras e Cabideiros

Colunas e vigas aparentes

Ho'oponopono em casa